Home Office Organizado

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas. Não precisar sair de casa e passar pelo estresse do transporte público ou trânsito, ganhar tempo com o percurso que seria gasto entre casa-trabalho/trabalho-casa, são vantagens que muitos trabalhadores almejam, e para as empresas, redução significativa de gastos e maior motivação dos funcionários contribuem diretamente sobre a produção margem de lucro. Porém, apesar de ser muito mais cômodo e vantajoso trabalhar em casa, seja como colaborador ou tendo seu próprio negócio, também tem os seus desafios e o principal deles é manter o foco.

Quando trabalhamos em casa é provável que tenhamos distrações que por vezes podem se tornar maiores do que no ambiente de trabalho, e o conforto do lar é realmente convidativo para procrastinação. Desde as conversas dos seus familiares, barulho dos vizinhos, bagunça dos animais de estimação, e outras possíveis distrações, podem tirar completamente o seu foco e fazer com que você demore muito mais para concluir suas tarefas. Então, hoje vou compartilhar o que eu faço para me manter focada e organizada.

Home Office Organizado

Casa Organizada, Mente Organizada

Primeiro passo para é manter a casa toda em ordem. Não que todos os dias eu faça aquela faxina em casa, nem tenho tempo para isso, mas deixo todos os cômodos em ordem, sem coisas fora do lugar, para quando eu precisar andar pela casa não ter aquela sensação de desordem que já me deixa agitada.

Deixe O Ambiente Do Home Office Confortável

É importantíssimo que o ambiente em que você for trabalhar esteja o mais confortável possível, porque é onde você vai passar a maior parte do seu dia e onde você vai produzir. É indispensável uma cadeira confortável, móveis funcionais, boa iluminação e temperatura agradável. Além disso, decorar o ambiente também o tornará mais aconchegante.

Materiais de Trabalho

Quais são os materiais de escritório que você vai precisar? Isso depende do quê você faz, mas é importante que você se dê conta de quantas atividades vai realizar para saber quais os materiais que vai precisar, se for possível, faça uma lista de suas tarefas para verificar quais os materiais necessários.

 

Tenha uma agenda, um bloco de anotações, post it, cadernos para diferentes usos e de diferentes tamanhos. Pode parecer exagero, mas quando você trabalha com uma agenda anotando todas as suas tarefas, não vai se esquecer, é só olhar. Blocos de anotações são para anotações aleatórias, e também te lembram de tarefas, ideias, pendências. Os post its também são muito úteis para lembrar de tarefas “relâmpago”, ou seja, aquelas que surgem de última hora, compromissos e eventos. Cadernos para diferentes usos, exemplo: como eu trabalho com produção de conteúdo, tenho um caderno para anotar os temas semanais e mensais que irei trabalhar, no qual eu faço alterações e dou um “ok” após finalizado e anoto ideias de conteúdo, tenho um caderno para roteiros, um caderno de consulta com informações técnicas e um caderninho pequeno que uso quando vou sair para o caso de ter novas ideias fora de casa. Porque tudo isso de cadernos? Dessa forma eu me mantenho organizada, e SEMPRE sei onde encontrar a informação que estou procurando. Outra dica: eu sempre coloco em meus cadernos uma fita para marcar a última página escrita.

Sempre tenha canetas de várias cores diferentes, para destacar e circular informações de maior importância, organizar títulos e até para dar prioridade aos itens. Outros materiais, como lápis, borracha, apontador, grampeador, régua, elásticos, são tão importantes quanto canetas e agenda, mesmo que você use uma vez por mês. Tenha como regra: se você precisar uma única vez, é melhor que tenha sempre à mão.

Tarefas

Sempre faça uma lista das tarefas que você precisa fazer durante a semana em um bloco de anotações, não importando a prioridade ou o dia da semana em que você vai fazer. Somente após esta lista feita você vai poder visualizar o que é mais importante, o que precisa ser feito primeiro e o que pode esperar, podendo assim organizar a sua agenda.

Marque as tarefas por prioridade. Você pode marcar da forma que ficar melhor para visualizar: com marca-texto, com caneta colorida, grifando a tarefa, o que importa é que quando você olhar para sua agenda já saiba que é aquilo que precisa fazer primeiro. Eu separo e marco na minha agenda com as cores vermelha, para tarefas urgentes ou mais importantes; laranja para importante mas sem urgência; e verde claro para o que pode ser feito por último.

Mantenha o Foco

Quando for trabalhar, leve isso como se estivesse em um ambiente corporativo, organize-se, tenha horário para começar, para fazer pausas, para almoçar, tomar café, siga uma rotina. Faça o que te deixa mais confortável para manter o foco, eu por exemplo trabalho muito melhor com música, porém alguns estilos musicais me distraem, então eu já tenho as minhas “playlists de trabalho”, que são sempre os mesmos artistas que me mantém em um “ritmo” de produção.

Descanse

Não é porque você vai trabalhar em casa que vai trabalhar 24 horas por dia incansavelmente, mesmo porque se fizer isso, vai sentir os efeitos do cansaço e estresse, e o que era para ser uma vantagem vai se tornar um fardo.

Espero que as dicas possam ajudar, e se você souber de algo que possa me ajudar a trabalhar melhor, por favor conte nos comentários!

__

 

  Quem sou eu?
 
Criadora do DMF, publicitária, modelo, vegetariana, apaixonada por moda sem regras, beleza sem crueldade, livros e música. Criei o blog DMF em 2016 pra compartilhar algumas ideias, e de lá pra cá aprendi muito e me apaixono cada vez mais pelo que faço! Me siga no Instagram @katiamalagodi pra acompanhar mais dicas e conhecer um pouco da minha rotina sem rotina, e siga o @docemaldadefeminina também pra acompanhar dicas exclusivas do Insta! Te encontro por lá!
error: Conteúdo Protegido!!