Haute Couture 2024: destaques da semana de alta costura

Oi oi amore, tudo bem? Hoje estamos muito chiques por aqui, porque vamos falar da Semana de Alta Costura – Verão 2024, a famosa Haute Couture. As marcas mais tradicionais e antigas da moda fazem parte desse mundo tão “inacessível” que é a Alta Costura – um privilégio para poucos. Claro, vamos conferir aquele resumão dos desfiles que salva a nossa vida, mas antes, vamos falar um pouquinho sobre o que é e como funciona a Alta Costura?

O termo Haute Couture só pode ser usado na França, é protegido por lei pelo Ministério da Indústria Francesa, e para ser classificada como alta costura, a marca precisa seguir algumas regras. Primeiramente, o ateliê de costura precisa ter sede na França. As peças precisam ser confeccionadas à mão, sob medidas, por ao menos 20 artesãos, e cada peça é única e feita para clientes exclusivos. As coleções precisam apresentar 50 modelos diferentes – e é importante dizer que cada peça pode chegar a até 1000 horas de produção. Então sim, estamos falando de peças incríveis, do mais puro luxo, super exclusivas e caríssimas. Agora vem comigo conferir o que rolou de mais interessante nesta semana que passou e claro, me deixa sua opinião sobre os desfiles aqui nos comentários 😉

Schiaparelli

A Schiaparelli abriu a semana de moda, e o que dizer, meus amores? A gente não espera menos do que peças incríveis da marca, e sim, ela entregou tudo. Para mim, foi a coleção que mais entregou o que se espera de uma Haute Couture: looks belíssimos, estruturados, design fora da curva, identidade, e muita ousadia. Apostando em modelagens pesadas, muito oversized, mix de texturas, a marca entregou um desfile impecável que transita com elegância entre o dramático, romântico, sexy e moderno.

Dior

A coleção da Dior não foi a que mais me encheu os olhos para uma Haute Couture. A marca apostou na elegância de sempre, mas muitas das composições apresentadas não pareciam elaboradas o suficiente para uma Alta Costura. Em outras, o mix de texturas em looks com toque romântico, sensual e bem dramático trouxe identidade e destaque para a marca. Gostei muito, achei tudo lindo, mas em alguns momentos eu esperava mais, já que nas últimas semanas de moda a Dior foi um furacão nas passarelas e trouxe um dos desfiles mais lindos que já vi.

Chanel

O que dizer desse desfile da Chanel? Honestamente não é uma marca que eu aaaaaaamo, todas as coleções chegam com mudanças mínimas no estilo “mais do mesmo”, e nesse Haute Couture parece que a marca simplesmente pegou tudo o que já tinha e pintou de branco. Não achei feio, algumas composições estão lindas (poucas) mas achei zero novidades, boring, sem sal sem açúcar.

Fendi

Fendi estava super elegante, apresentando uma coleção cheia de texturas com metalizados, acetinados, e muito brilho, mas também não foi dos desfiles que mais me cativou. Para os meus olhos, estava tudo lindo, porém não muito diferente.

Jean Paul Gautier

Agora vamos falar de um dos desfiles que eu mais amei: Jean Paul Gautier! A coleção estava de uma sensualidade e sutileza de tirar o fôlego, trazendo um mix de inspirações do mermaid core e do ballet core, impossível escolher um look favorito. Transparência, muito brilho, acetinados, fivelas, corsets, flores em 3D e conchas deixaram tudo parecendo com um conto de fadas. IMPECÁVEL.

Giambattista Valli

Outro desfile sensacional, Giambattista Valli apresentou uma coleção com uma proposta romântica e super dramática, em shapes bufantes, e muita inspiração com o ballet core: tules, sapatilhas, laços, corsets e muitas pernas à mostra. Ainda saiu das cores óbvias e trouxe tons fortes de laranja e lilás, que foi um destaque entre os demais.

Miss Sohe

Muito romantismo, sensualidade e uma elegância clássica fizeram a coleção da Miss Sohe ser uma das mais lindas das últimas passarelas. A marca explorou bastante o universo das cores, florais, texturas de brilho, acetinados, em looks estruturados e que entregam tudo o que se espera de uma Haute Couture.

É simplesmente um desfile em que todas as modelos se parecem com princesas saídas de um conto de fadas.

Valentino

Valentino foi simplesmente um arraso na passarela: a coleção cheia de vida em cores fortes e alegres, texturas, transparência, tudo em um toque super dramático mas ao mesmo tempo de uma sutileza incrível. Destaque para as flores em 3D, tops e vestidos sem alças, balonê, que são tendências super em alta, mas que continuam fiéis à identidade fortíssima da marca. Foi um colírio aos olhos.

Maison Margiela

Margiela deu o que falar: em uma coleção que trouxe um tom sombrio em looks, beleza e um cenário que parecem um filme do Tim Burton, foi sem dúvidas um grande destaque da Alta Costura, pois nenhuma outra marca entregou algo parecido. O tom dramático da coleção ainda traz tendências do momento, com as transparências, rendas e texturas de couro e metalizados – mas claro, tudo com uma identidade fortíssima, inconfundível, que foi um show à parte.

Agora me conta aqui nos comentários: qual foi o seu desfile favorito? Tem algum desfile que você não curtiu? Quero saber sua opinião 🙂

__

Quer saber quais são as melhores dicas de moda para atender ao seu biótipo, estilo, personalidade, rotina, e gosto pessoal? Então entre em contato para uma CONSULTORIA PERSONALIZADA! Na consultoria nós trabalhamos para despertar o seu olhar para a moda, aflorar o seu estilo, sempre com o que é melhor para você, para o seu bolso e para o seu estilo de vida, respeitando as suas preferências. Clique aqui e entre em contato para saber mais!

Quem sou eu?
Oi! Eu sou Kátia Malagodi, criadora do site DMF. Com formação em Consultoria de Imagem pelo SENAC, consultoria de moda certificada pela ABED, modelo profissional, publicitária e com muita experiência em comunicação e redação de moda desde 2017, trago aqui todo meu conhecimento pra te ajudar na construção de estilo pessoal, e principalmente, a encontrar a sua melhor versão. Apaixonada por moda sem regras, beleza sem crueldade, livros e música, criei o DMF em 2016 pra compartilhar algumas ideias, e de lá pra cá aprendi muito e me apaixono cada vez mais pelo que faço! Me siga no Instagram @katiamalagodi  e no @docemaldadefeminina também pra acompanhar conteúdos exclusivas! Te encontro por lá!

 

error: Conteúdo Protegido!!