Tempo É Dinheiro é mais uma grande obra escrita por Lionel Shriver, autora de Precisamos Falar Sobre o Kevin, um dos livros mais impactantes, comoventes, bem construídos e marcantes que já li. Lionel é brilhante, e é o tipo de escritora que você vai comprar todos os livros após uma primeira leitura sem se importar em ler a sinopse, pois sabe que todos os trabalhos devem ser no mínimo ótimos.
Sobre Tempo É Dinheiro
Tempo É Dinheiro, assim como as demais obras de Lionel Shriver nos leva a viver a história, nos transporta para aquela realidade que, em entrelinhas, está muito próxima da nossa. A obra nos traz a história de Sheperd Armstrong Knacker, cidadão americano, possuidor de um bom patrimônio construído com o esforço do seu trabalho ao longo dos anos. Shep era empresário, e querendo ter uma vida mais tranquila decidiu vender sua empresa e trabalhar por alguns anos até poder se aposentar. Casado com Glynis, uma artista plástica sem muito sucesso na carreira, ele sonha em ir morar (com ou sem a família) na região de Pemba, na África. Quando está prestes a conseguir o que tanto deseja, descobre que Glynis tem um tipo de câncer raro, ao mesmo tempo que seu pai, idoso, precisa de cuidados especiais para tarefas simples do dia-a-dia. Shep tem que adiar seus planos para cuidar da esposa e dar assistência ao pai. Sendo um homem de caráter aparentemente inabalável, é apaixonado por sua esposa e preocupado com a família e não medirá esforços para ver tudo dando certo. Porém, os esforços vão exigir muito mais do que ele imagina.
Minha Opinião Sobre Tempo É Dinheiro
O livro passa longe de ser uma história de luta e superação com um final feliz, e também de ter um final trágico. Além de um romance surpreendente e envolvente é uma crítica voraz ao sistema de saúde privado americano, que tira milhares de dólares de pacientes com doenças graves e ao sistema de saúde pública, que deixa os seus dependentes à mercê da sorte. Shriver escreve com propriedade e uma vivacidade incrível, a forma como desnuda os pensamentos e sentimentos íntimos dos personagens, ela sabe como nos levar a uma outra realidade como se aquelas pessoas fossem reais e as conhecêssemos. Lionel tem um estilo único de escrita, é sarcástica, realista, forte, sensível, como se já tivesse, de fato, vivido todas as experiências de seus personagens. É evidente que possui uma visão diferenciada sobre a vida, e isso a torna uma escritora excepcional.