O óleo de coco é rico em lipídios, proteínas e vitaminas K e E e ferro, que ajudam a fortalecer os fios. Penetra mais profundamente nos cabelos do que outros óleos e por ser um produto natural, pode (e DEVE) ser usado em fios de todas as texturas.
Benefícios Do Óleo De Coco Para Os Cabelos
Após o primeiro uso do óleo de coco você pode sentir a diferença nos fios. Os benefícios são vários:
- Por penetrar mais profundamente que outros óleos, o óleo de coco auxilia na hidratação, reduzindo a porosidade dos fios;
- O óleo para uso capilar pode ser usado para hidratar, umectar os fios e como reparador de pontas, ou seja, somente um produto que pode ser usado de várias formas;
- O óleo de coco sela as cutículas dos fios, fornecendo muito brilho;
- Auxilia MUITO a diminuir o efeito de frizz nos cabelos;
- Os cabelos permanecem macios e “disciplinados” por muito mais tempo após o uso;
- Pode ser usado em TODOS OS TIPOS DE CABELOS!
Como Usar o Óleo de Coco?
Eu particularmente, uso o óleo de coco para umectação e como reparador de pontas. Tem dois tipos de óleo que eu gosto de usar, que são o óleo puro, aquele que é utilizado para a culinária (é simplesmente sensacional!) e o óleo próprio para uso capilar. Os dois proporcionam resultados incríveis aos cabelos e podem ter diferentes usos.
Hidratação Com Óleo de Coco
Para a hidratação você pode usar tanto o óleo puro quanto o óleo capilar, é só misturar com a sua máscara preferida uma ou duas colheres do óleo, (depende da quantidade de máscara a ser misturado) e usar nos cabelos normalmente. O óleo deve ser misturado direto no pote de máscara para evitar errar a quantidade de óleo, pois a quantidade a ser colocada é pequena, caso contrário, pode pesar nos cabelos e ficar oleoso.
Umectação Com Óleo de Coco
Este é o óleo de coco natural que eu amo! |
A umectação capilar é uma reposição de lipídios e massa por meio do uso de óleos vegetais. É importante prestar atenção no tratamento que seu cabelo recebe (secador, chapinha, sol, etc) e na porosidade dos fios, pois a frequência que você vai fazer umectação depende muito disso, ou seja, para cabelos mais porosos, ressecados ou que sofrem muitas agressões obtém-se melhores resultados fazendo umectação entre uma a duas vezes por semana. Cabelos crespos e cacheados também podem usar dessa frequência por serem, geralmente, mais delicados e secos que os cabelos lisos. Para quem não utiliza procedimentos que agridem os fios ou tem os cabelos oleosos, uma vez a cada quinze dias pode ser suficiente. Mas lembre-se: você conhece melhor a estrutura e necessidades dos seus cabelos!
Pode utilizar o óleo de coco natural ou o óleo capilar, ambos trazem excelentes resultados, porém, o óleo natural é mais denso e concentrado, então se os seus cabelos estão muito ressecados esta é a melhor opção.
- Aplicação – Aplique o óleo, mecha por mecha nos cabelos, desde a raiz até as pontas. Obs: pode aplicar na raiz sim porque você irá lavar os cabelos para retirar o óleo, e o óleo de coco não obstrui os poros, portanto não vai deixar os cabelos oleosos. Não é necessário lavar os cabelos antes da aplicação, mas se estiverem com resíduos de finalizadores é melhor enxaguar bem os cabelos antes de aplicar o óleo para não “misturar” os produtos e aproveitar melhor os benefícios da umectação;
- Ação – Você pode deixar o óleo agir por pelo menos uma hora, utilizando uma touca térmica (ou não) ou pode fazer a umectação noturna, enrolando os cabelos em um tecido macio, (pode ser uma camiseta de algodão) enquanto dorme;
- Lavagem – Lave os cabelos com o shampoo e condicionador de sua preferência. Normalmente aplicando o shampoo duas vezes é o suficiente para retirar o óleo. Evite usar secador, chapinha, babyliss, etc. após a umectação e se possível no dia seguinte.
Viu, não tem segredo!
O óleo de coco funciona muito bem como reparador de pontas, sem deixar os cabelos oleosos e proporcionando hidratação! Para usar como reparador de pontas, o óleo próprio para uso capilar é o mais indicado, pois trata-se de um óleo que foi refinado justamente para não pesar nos cabelos e sua textura é muito mais fina que a do óleo puro. Use uma PEQUENA quantidade, espalhando na palma das mãos e em seguida NAS PONTAS dos cabelos. SUCESSO!
Agora que você já sabe de todas as maravilhas que esse óleo pode fazer pelos seus cabelos está na hora de providenciar o seu e deixar as madeixas saudáveis e lindas!