Cosmético natural X orgânico: qual é a diferença?

Olá menine, tudo bem? Quem nunca se confundiu com rótulos e categorias na hora de comprar cosméticos que atire a primeira pedra, né? Por isso, hoje vamos falar sobre os cosméticos naturais e orgânicos, porque apesar de parecerem a mesma coisa, existem diferenças entre eles. Bora lá?!

Primeiro, qual é a diferença entre cosméticos naturais e orgânicos dos cosméticos convencionais?

Os cosméticos convencionais, apesar de exigirem um certificado da ANVISA para comercialização, não exigem uma quantidade de ingredientes naturais ou orgânicos, e são compostos na sua maioria por ingredientes sintéticos. Além disso, também não passam por uma certificação ambiental. São cosméticos que contém ingredientes derivados de petróleo, marcas que testam em animais (clique aqui e saiba quais marcas mais populares ainda testam em animais, e claro, EVITE-AS!), usam mais plásticos nas suas embalagens, etc… Quando falamos de cosméticos naturais ou orgânicos, são marcas que tem uma maior preocupação e regularização com relação aos seus ingredientes, aos animais e ao meio ambiente, e passam por um processo mais rigoroso de certificação da qualidade e pureza de seus produtos.

Cosméticos naturais

Quando falamos em cosméticos naturais, estes devem conter pelo menos 95% de ingredientes naturais na sua formulação, e o restante pode conter ingredientes sintéticos, desde que estes ingredientes sejam permitidos para cosméticos naturais.

Cosméticos à base de ingredientes naturais

Já os cosméticos à base de produtos naturais contém ingredientes naturais, mas contém também ingredientes sintéticos e permitidos aos cosméticos convencionais, não sendo então considerados naturais.

Cosméticos orgânicos

Quando falamos em cosméticos orgânicos, estes devem ser, obrigatoriamente, compostos por 95% de ingredientes orgânicos e os outros 5% de ingredientes naturais ou água. Ok, mas qual é a diferença entre ingrediente orgânico e natural? Simples: os ingredientes naturais podem ser qualquer ingrediente puro, mas que foi produzido de forma industrial, já o orgânico é produzido de forma 100% orgânica, sendo ingredientes mais “limpos” e que geram – ou devem gerar – menor impacto ao meio ambiente.

Todo cosmético natural ou orgânico é vegano?

NÃO! Mesmo que um produto seja produzido com ingredientes naturais ou orgânicos ainda pode conter ingredientes de origem animal, como o mel, lanolina… Por isso é preciso prestar muita atenção aos produtos que compramos, se eles contém selos veganos ou crueltyfree certificados. Lembrando sempre: um cosmético é vegano quando não envolve testes em animais na sua produção e quando não contém ingredientes de origem animal (incluindo leites, mel, lanolina, etc…)

Cosméticos orgânicos ou naturais são mais caros que os convencionais?

A resposta para essa pergunta é: muitas vezes sim, mas isso não é uma regra. Cosméticos orgânicos e naturais tendem a ter um valor um pouco mais alto do que marcas convencionais populares por serem mais puros, ou seja, passam por processos de produção mais cautelosos, demorados e contam com ingredientes “completos”, mas já é possível encontrar marcas de cosméticos naturais e orgânicos a preços bem competitivos e acessíveis, principalmente de marcas nacionais.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a tirar qualquer dúvida, mas se quiser saber mais, deixa aqui nos comentários!

__

Quem sou eu?
Oi! Eu sou Kátia Malagodi, criadora do DMF, publicitária, modelo, vegetariana, apaixonada por moda sem regras, beleza sem crueldade, livros e música. Criei o blog DMF em 2016 pra compartilhar algumas ideias, e de lá pra cá aprendi muito e me apaixono cada vez mais pelo que faço! Me siga no Instagram @katiamalagodi pra acompanhar mais dicas e conhecer um pouco da minha rotina sem rotina, e siga o @docemaldadefeminina também pra acompanhar dicas exclusivas do Insta! Te encontro por lá!

 

 

 

error: Conteúdo Protegido!!