Argilas faciais para skincare

Olá menine, tudo bem? Feliz ano novo, meu bem!!! Começou o ano, as festas acabaram, e o que ficou? Os efeitos colaterais de comer, beber e dormir “TUDO ERRADO”, né, gata?! Claro que nesta época a gente gosta mesmo é de festejar, esquecer de tudo e fazer valer o ditado “enfiar o pé na jaca”, MAAAAS, como nem tudo são flores, é normal sentir os efeitos dos excessos na pele. Pele mais oleosa do que o normal e o surgimento de espinhas e cravos pode ser um dos efeitos que a gente percebe logo depois dos exageros, então nada mais apropriado do que correr para o skincare!

As máscaras faciais, principalmente as máscaras que contém argila na composição (ou somente argila!) são as nossas opções preferidas na hora de cuidar da pele, e o melhor de tudo, é que muitas máscaras cuidam enquanto limpam a pele, fazendo quase um “detox” pra devolver o equilíbrio. Então que tal ver agora cinco máscaras faciais pra você fazer aí na sua casa e dar aquele “up” na pele?

Máscara de Argila Branca

Para peles normais até peles oleosas e com acne, a argila branca absorve a oleosidade da pele, limpando profundamente os poros, o que ajuda a evitar o surgimento de acnes, revitaliza, e auxilia a clarear manchas mais superficiais. Pode ser usada até duas vezes por semana, devendo ser evitada apenas por pessoas que tenham asma, enfisema ou tuberculose pulmonar, pois o pó da argila é extremamente fino e pode entrar nos pulmões durante o manuseio.
Como usar:
Dissolva uma colher de sopa de argila branca com uma das soluções a seguir: água mineral, água termal ou soro fisiológico, até formar uma mistura homogênea, e então aplique no rosto limpo, de preferência após uma esfoliação leve, e deixe por cerca de vinte a trinta minutos. Caso a argila seque e comece a craquelar, borrife um pouco de água para umedecer levemente.

Máscara de Argila Rosa

A máscara de argila rosa é indicada para peles mais maduras, sensíveis, com acne, tendências alérgicas, vasinhos, rosáceas e peles desidratadas. A máscara de argila rosa limpa profundamente a pele, remove e ajuda a controlar o excesso de oleosidade, ao mesmo tempo em que ajuda a combater os radicais livres, prevenindo rugas e linhas de expressão, além de hidratar e revitalizar. Não tem contra-indicações, mas recomendamos o mesmo cuidado na hora de manusear.
Como usar:
Da mesma forma que você prepara a argila branca, você deve preparar a argila rosa! Depois de pronta, é só deixar por cerca de vinte minutos e lavar. Pode arder um pouco a pele, mas isso é normal, devido aos minerais presentes na argila.

Máscara de Argila Verde

Ideal para peles oleosas e mistas e acneicas, a argila verde também absorve a oleosidade da pele, e tem propriedades antioxidantes, que auxilia no tratamento de acnes absorvendo o excesso de gordura que se transforma em cravos e espinhas, ao mesmo tempo em que melhora as inflamações.
Como usar:
O modo de preparo é o mesmo das argilas branca e rosa, mas você pode deixar por menos tempo na pele: dez minutos são o suficiente para o tratamento.

Máscara de Carvão Ativado

O carvão ativado é um dos itens mais amados pelas loucas do skincare! E com razão: limpa profundamente a pele, removendo impurezas, excesso de oleosidade, o que dá à pele mais luminosidade e facilita a absorção de outros produtos, uma vez que retira resíduos dos poros, cremes antirrugas, clareadores, séruns e ácidos tem uma melhor absorção, o que potencializa o efeito. Indicado para peles oleosas e mistas, por controlar a oleosidade da pele. Por ser mais potente, a máscara de carvão ativado é contra-indicada a peles muito sensíveis, com rosácea ou ressecamento.
Como usar:
Adicione uma colher de sopa de carvão ativado com uma colher de argila verde e óleo essencial de lavanda em um recipiente de plástico ou vidro, misture bem, aplique no rosto limpo e deixe agir por cerca de trinta minutos.

Máscara Facial de Amido de Milho

Uma outra opção super fácil de máscara facial e que também ajuda a controlar a oleosidade da pele, é a máscara de amido de milho! Além de controlar a oleosidade, também ajuda a evitar acne e a clarear a pele. Claro que os efeitos da máscara são com o uso rotineiro, mas é uma opção super fácil, barata e que você já deve ter aí na sua casa, e não tem contra-indicações.
Como fazer:
Misture duas colheres de sopa de amido de milho em água mineral ou soro fisiológico, aplique na pele limpa e deixe de vinte a trinta minutos. Depois é só enxaguar e pronto!
Observações importantes:
  • Todas as máscaras você encontra prontas, de diversas marcas, ou pode comprar os ingredientes principais, que são os diferentes tipos de argilas, o carvão e os diluidores, em farmácias ou em lojas de produtos naturais;
  • Use sempre com a pele recém lavada, e de preferência após fazer leve esfoliação;
  • O ideal é fazer máscara facial no máximo duas vezes por semana, escolha a máscara que seja melhor para o seu tipo de pele.
Claro que eu já comecei o ano fazendo a minha máscara facial, né 😁😂
Espero que tenha gostado das dicas de hoje!
Fontes:
Marcela Condé, dermatologista
Valéria Campos, dermatologista
Renata Sampaio, dermatologista
Luisa Archer, dermatologista
__

 

 Quem sou eu?
Oi! Eu sou Kátia Malagodi, criadora do DMF, publicitária, modelo, vegetariana, apaixonada por moda sem regras, beleza sem crueldade, livros e música. Criei o blog DMF em 2016 pra compartilhar algumas ideias, e de lá pra cá aprendi muito e me apaixono cada vez mais pelo que faço! Me siga no Instagram @katiamalagodi pra acompanhar mais dicas e conhecer um pouco da minha rotina sem rotina, e siga o @docemaldadefeminina também pra acompanhar dicas exclusivas do Insta! Te encontro por lá!
error: Conteúdo Protegido!!