Copenhagen Fashion Week: tendências do street style

Recentemente tivemos a Copenhagen Fashion Week, a semana de moda que é exemplo de sustentabilidade para todo o mundo, e claro que hoje vamos dar aquela super conferida nos looks que rolaram do street style e identificar tendências. Mas antes, vamos falar um pouquinho sobre o porquê da Copenhagen Fashion Week estar ganhando cada vez mais atenção no mundo da moda?

Moda e sustentabilidade

Para que as marcas sejam aceitas e possam se apresentar na Copenhagen Fashion Week elas precisam cumprir uma lista de dezenove requisitos de sustentabilidade, além de se adequarem ao código de conduta do evento. Esses requisitos são definidos com base em seis diretrizes: direção estratégica, design, uso de materiais inteligentes, condições de trabalho, envolvimento do público e desfiles. Os requisitos para participar são:

  1. Adotar uma estratégia de sustentabilidade social e ambiental;
  2. Assegurar a diversidade e inclusão entre os profissionais da moda, inclusive em cargos de gestão;
  3. Não descartar roupas não vendidas e peças de desfiles, além de reciclar os seus resíduos;
  4. Produtos com design que favoreça a longevidade e qualidade das peças, bem como informações claras sobre elas;
  5. Adotar princípios de design circular: reduzir, reciclar e reutilizar;
  6. Escolher matérias primas com no mínimo 60% de materiais limpos, sustentáveis, ou de estoque morto;
  7. Exibir a lista de todos os materiais usados nas peças;
  8. Listar substâncias restritas (que não fazem parte da lista de matérias preferenciais) utilizadas;
  9. Não trabalhar com penas ou peles de animais selvagens ou exóticos (aqui a gente dá parabéns por fazer o mínimo…);
  10. Ter um código de conduta de acordo com os padrões internacionais;
  11. Implementar medidas de controle para evitar compras desnecessárias;
  12. Operar um ambiente de trabalho livre de assédio e discriminação (mais uma vez, o mínimo que todas as empresas de todo e qualquer setor deveria fazer, mas não fazem…);
  13. Ter uma equipe de vendas bem informada sobre as estratégias de sustentabilidade;
  14. Educar e informar os clientes sobre práticas de sustentabilidade;
  15. Não usar embalagens plásticas descartáveis;
  16. Não usar plásticos ou adornos descartáveis durante os desfiles;
  17. Não usar adornos de plástico em showrooms e vitrines;
  18. Compensar as emissões de Co²;
  19. Ser signatária da Carta Ética da Moda Dinamarquesa e CUMPRIR as regras.

Muito do que a gente vê nesta lista parece o óbvio, o mínimo, (e é) mas infelizmente a grande maioria das marcas de moda – e empresas de todos os outros setores – especialmente as mais antigas, ainda vivem no passado, por isso a Copenhagen Fashion Week se tornou exemplo para o mundo inteiro e fica mais conhecida a cada ano que passa.

Tendências do street style

Sim, acabamos de falar sobre sustentabilidade e vamos falar sobre tendências, e eu já te adianto que em TODOS os meus vídeos eu falo a mesmíssima coisa:

  1. aposte em tendências APENAS se você tiver certeza de que vai usar mesmo quando não estiver mais em alta
  2. comece a apostar em uma tendência pelos acessórios porque além de ser mais fácil de usar, é, na maioria das vezes, mais sustentável do que comprar uma roupa ou um calçado;
  3. dê preferência a peças de qualidade, que você pode usar por mais tempo;
  4. APOSTE NOS BRECHÓS!
  5. e agora uma dica que eu não dou sempre mas que vale ser lembrada: GUARDE as suas coisas, porque a moda vai e volta. Hoje eu tenho um acervo muito bom, mas metade das minhas roupas e até calçados eu comprei há 8, 10, 12 anos atrás. Outra metade se divide em compras dos últimos anos e peças de segunda-mão.

Dito isto, chegou o momento de conferir quais são as tendências que meu radar encontrou em Copenhagen. Se você gosta de ficar por dentro dos assuntos de moda, é profissional de moda, lojista ou empresário da área, já separa papel e caneta e vem comigo:

Lenços

Já tem post aqui no site só sobre lenços e se prepara que eles estão em tudo: nos cabelos, com bonés, na cintura, e até sendo usados como gravatas. Eu AMO lenços, é um acessório que uso desde minha adolescência, e felizmente tenho vários que herdei da minha vózinha que são os mais lindos que já vi. s2

Joias maximalistas

Mais uma tendência que eu amo e já venho usando há muito tempo, as joias maximalistas são a forma mais fácil e infalível de elevar qualquer look. E claro, são peças que a gente consegue usar e guardar por muito tempo, e muitas vezes durante toda a vida, então se quiser uma tendência atemporal e mais sustentável, é esta – aqui no site tem post só sobre elas.

Pérolas & mermaid core

Ainda falando das joias maximalistas, as pérolas e peças com estética mermaid (saiba mais aqui) core foram SUPER recorrentes durante a semana de moda. Pedrinhas naturais, conchas, estrelas e formas orgânicas junto a pérolas enormes (sintéticas, claro) roubaram a cena entre os acessórios mais lindos do momento.

Modelagens bufantes

As modelagens bufantes, sejam balone, sejam mangas bufantes, camisas volumosas, saias rodadas: tudo o que confere esse ar dramático e ao mesmo tempo romântico, que já está em alta e promete continuar. Lá no canal tem vídeo sobre como usar balone, então se você pensa em apostar nessa tendência, não compre antes de conferir.

Alfaiataria over

A alfaiataria vem oversized e desconstruída – assim que eu gosto! Ela dá o tom sofisticado, mas com leveza, descontração e muito mais liberdade, saindo daquele lugar sóbrio e clássico e entrando em um contexto mais jovem e mais gostoso de usar.

Vestidos longos

Tem coisa mais chique pra usar nos dias quentes do que um vestido longo? Eles estão super fortes lá fora, então a gente já espera pela chegada deles por aqui. Os minimalistas, de cortes retos e ajustados ao corpo vão continuar em alta, combinados a acessórios e calçados statement, ou até por cima de calças.

Xadrez

A gente sabe que o xadrez foi a estampa do inverno – juntamente com o animal print – mas ele continua em alta para os looks de verão também. E entre as estampas atemporais, o xadrez é sempre uma ótima pedida, então pra quem gosta, vale a pena.

Agora me conta aqui nos comentários: você já conhecia a Copenhagen Fashion Week? Qual dessas tendências você gostou mais?

__

Aqui tem desconto pra você 😘

Minha curadoria de produtos com desconto pra você:
Compre na C&A na minha loja e com meu cupom de desconto:
https://www.cea.com.br/minhacea/kamalagodi
cupom: kamalagodi

Compre na Riachuelo na minha loja e com meu cupom de desconto:
https://sourchlover.com.br/loja/kamalagodi
cupom: RCHLO009675AFL

__

Quer saber quais são as melhores dicas de moda para atender ao seu biótipo, estilo, personalidade, rotina, e gosto pessoal? Então entre em contato para uma CONSULTORIA PERSONALIZADA! Na consultoria nós trabalhamos para despertar o seu olhar para a moda, aflorar o seu estilo, sempre com o que é melhor para você

Quem sou eu?
Oi! Eu sou Kátia Malagodi, criadora do site DMF. Com formação em Consultoria de Imagem pelo SENAC, consultoria de moda certificada pela ABED, modelo profissional, publicitária e com muita experiência em comunicação e redação de moda desde 2017, trago aqui todo meu conhecimento pra te ajudar na construção de estilo pessoal, e principalmente, a encontrar a sua melhor versão. Apaixonada por moda sem regras, beleza sem crueldade, livros e música, criei o DMF em 2016 pra compartilhar algumas ideias, e de lá pra cá aprendi muito e me apaixono cada vez mais pelo que faço! Me siga no Instagram @katiamalagodi  e no @docemaldadefeminina também pra acompanhar conteúdos exclusivas! Te encontro por lá!

 

error: Conteúdo Protegido!!