Você já parou para se perguntar como a moda pode valorizar a cultura negra e afrodescendente? E como nós, na posição de consumidores de moda, podemos fazer isso? Parecem perguntas com respostas difíceis, especialmente em tempos em que a internet nos bombardeia diariamente com novas tendências, novas estéticas, e com conteúdos rasos de influencers que ganham milhões para abrir uma bolsa na frente das telas. Mas ao mesmo tempo, esta mesma internet pode ser usada para voltar o nosso olhar a outros contextos, culturas, e principalmente, a profissionais que não só podem nos inspirar, como também nos ensinar.
É importante conhecermos a moda para além dos padrões de beleza, para além do “look cara de rica”. É importante olhar para a moda sob uma perspectiva decolonial: quem disse que eu tenho que usar blazer com calça de alfaiataria neutra? Quem disse que eu tenho que ter nariz fino? Quem disse que eu tenho que ter cara de rica? O QUE É TER CARA DE RICA? Em um país tão rico culturalmente como o Brasil, já passou da hora de fazer esses questionamentos e de olhar para as raízes da nossa cultura.
Quando falamos em Dia da Consciência Negra, estamos falando não só em olhar para o passado, olhar para a nossa história para compreender o nosso presente, como estamos falando também de representatividade, de empoderamento, de valorização da cultura negra e afrodescendente. E esse dia merece e precisa muito de atenção, especialmente na indústria da moda, que historicamente é comandada por pessoas brancas, e que nos últimos tempos, tem provado que a tal da diversidade não passa de mais um discurso bonito que na prática é esquecido. Há muito o que se fazer, mesmo porquê não adianta impor uma cota para pessoas pretas e indígenas na semana de moda se não houverem mudanças na forma de pensar. Então hoje eu quero te convidar a pensar a respeito e a abrir o seu olhar para uma moda com raízes, com história, e que mantém viva a força da comunidade preta. A seguir, te trago uma lista de profissionais e marcas que você precisa conhecer e acompanhar, que irão te ajudar muito nesta jornada.
Paloma Gervasio
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Paloma Gervasio é consultora de imagem, comunicadora e idealizadora dos projetos RCNI e Negrxs Diálogos de Moda. No seu perfil pessoal ela compartilha momentos da sua trajetória como consultora – e podemos dizer ativista – levantando diálogos acerca da valorização da cultura negra na moda. Já tive o prazer de assistir às suas palestras e foram uma experiências incríveis.
RCNI – Rede Consultoras Negras de Imagem e Estilo
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A RCNI – Rede de Consultoras Negras de Imagem e Estilo é uma rede de apoio a consultoras de imagem que busca acolher, trocar ideias, experiências, incentivar diálogos e desenvolver estratégias de trabalho através de relações profissionais. A rede promove eventos, palestras, e outras atividades, e você encontra tudo no perfil do Instagram.
Negrxs Diálogos de Moda
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Página voltada a levantar diálogos, questionamentos e ideias sobre pautas raciais na indústria da moda. A iniciativa oferece rodas de conversa e até cursos, e novamente, você pode saber mais pelo Instagram.
Carol Barreto
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Posso dizer? Sou APAIXONADA pela Carol Barreto! A diva é criadora do movimento Modativismo e autora do livro de mesmo nome, professora no Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo – UFBA, e eu já tive a honra de ser sua aluna no curso de Moda Decolonial do Fashion Revolution. Ouvir a Carol falar é uma explosão para nossa mente, e se eu fosse você não só a acompanharia nas redes, como correria pra assistir todo e qualquer podcast ou entrevista dela que você encontrar. Genial.
Ana Fernanda
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Ana Fernanda é representante e coordenadora do Comitê Racial e de Diversidade do Fashion Revolution Brasil, TEDx Speaker, e claro, mais uma mulher genial pra você acompanhar. No seu Instagram ela sempre traz questões importantes sobre pautas raciais e de sustentabilidade na moda, além de fazer um trabalho incrível no Fashion Revolution.
Valéria Guimarães
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Quando eu iniciei o meu curso de consultoria de imagem, entrei na sala e vi a Valéria: uma mulher preta, com tranças, e com um visual único, quebrando todos os estereótipos chatos que a gente espera da consultoria de imagem. E desde o primeiro momento eu já sabia que era ela a melhor professora que eu poderia ter. O que dizer sobre a Val: consultora de imagem, jornalista, empreendedora, especialista em beleza negra, membro da RCNI – e para além de todo o carinho e da admiração imensa que ficaram, Val é uma profissional e pessoa incrível, à frente do nosso tempo.
Dih Morais
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Dih Morais é uma marca quilombola, preta, baiana, candomblecista, LGBTTQIAP+ que faz um trabalho artístico incrível com bolsas de cabaças, fruto originário da África. Todo o trabalho é feito à mão, criando peças exclusivas, carregadas de história, de cultura, de resistência, e de valorização da nossa ancestralidade.
Negrita Modas
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A Negrita Modas é uma marca de roupas artesanais que valoriza a ancestralidade, criada pela artista e ativista Karine Priscila. Conheci a marca no evento Pop Plus Size (feira de moda plus size que mostrei no meu Instagram) e fiquei apaixonada!
KUAVI Africa
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KUAVI Africa é uma daquelas marcas que a gente cai de amores à primeira vista! Com estampas e tecidos africanos, a KUAVI não oferece somente roupas: para quem quer conhecer ainda mais dessa cultura africana também é possível fazer os cursos de idiomas Yorùbá, além de francês e inglês.
Claro que existem muitos outros, incontáveis profissionais incríveis, que fazem um trabalho extremamente necessário de manter a cultura negra e afrodescendente VIVAS que não mencionei aqui, mas não se preocupe: ainda vamos falar muito sobre este assunto por aqui e no canal do YouTube, porque há muito o que se falar, porque a moda é uma coisa viva, e porque nossas raízes, vivem.
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Quer saber quais são as melhores dicas e tendências de moda para atender ao seu biótipo, estilo, personalidade, rotina, e gosto pessoal, ou para investir no seu negócio de moda? Então entre em contato para uma CONSULTORIA PERSONALIZADA! Na consultoria nós trabalhamos para despertar o seu olhar para a moda, aflorar o seu estilo, sempre com o que é melhor para você