Olá menine, tudo bem? Hoje tem mais estilo com muito rock and roll por aqui, seguindo a série de posts Rock Na Moda, chegou a vez de ver muitos spikes, cores, estampas, muito coturno e muita atitude com o Punk Rock e suas influências estéticas para o mundo fashionista.
O Movimento Punk
Como uma forma de protesto contra a industrialização da música rock and roll e contrapondo-se ao movimento hippie, o punk rock surgiu na década de 70, com letras agressivas, músicas rápidas e sonoridade ruidosa. A música punk rock passou, então, a abordar temas sérios e políticos, problemas sociais, ao mesmo tempo em que traz letras que falam do uso de álcool e drogas, sexo e violência.
Entre as bandas consideradas ícones do movimento, os nomes mais conhecidos são The Clash, Sex Pistols, Ramones, Dead Kennedys, Black Flag, Misfits, e entre as bandas de gerações mais atuais podemos citar Rancid e Green Day. No Brasil a principal referência em punk rock é a banda Ratos de Porão.
As bandas Ramones, The Clash e Sex Pistols.
A Estética Punk
Símbolo da contracultura, a estética punk é sem dúvidas a mais criativa e marcante de toda a história do rock. Quebrando todos os padrões, o movimento punk propõe que cada pessoa vista o que tem vontade, que faça suas próprias roupas, que tenha seu próprio estilo independente de regras.
Misturar estampas diferentes, cores opostas, peças extravagantes, muitos spikes, peças com recortes e patches, botons, boinas, correntes, meias desfiadas, calças rasgadas, e elementos militares, como coturnos, casacos e a estampa camuflada, além dos cabelos coloridos e maquiagens super ousadas, são as principais características da estética punk rock.
Influência Punk Rock Na Moda
Claro que como tudo na moda comercial, o punk não ficaria de fora, e as influências da estética punk não só estão sempre entre as principais tendências, como trazem muito estilo ao visual.
O xadrez, as estampas de rock centralizadas e as peças de peles falsas são dos principais elementos do estilo punk e que já se tornaram clássicos – ou básicos – em qualquer guarda-roupas, além de claramente trazerem muito mais atitude e estilo a qualquer look.
Os coturnos militares, de plataforma, ou em cores diferentes também vieram dos punks! Além da combinação mega estilosa de peças de alfaiataria com peças mais subversivas, como o próprio coturno e as camisetas de bandas com as golas e mangas recortadas.
Na moda atual, os elementos da cultura punk aparecem de uma forma “repaginada”, com mais discrição mas sem perder as principais características nas peças. Uma jaqueta jeans detonada, que pode ser usada por quem tem um estilo totalmente, básico veio do estilo punk, mas para o uso comercial ela ganha uma nova cara, mais sutil.
Todas as peças que estamos vendo são peças comuns do nosso dia-a-dia, o que faz o look é a composição. E muito do que tem de mais marcante na moda veio dessa cultura, e foi adequado para que um maior número de pessoas pudesse usar em um maior número de ocasiões, então quando você ver nas lojas aquela jaqueta super descolada, estampas como xadrez, militar, animal print e coturnos lindos, lembre-se disso: o punk rock fez história no rock e na moda também!
Criadora do DMF, publicitária, modelo, vegetariana, apaixonada por moda sem regras, beleza sem crueldade, livros e música. Criei o blog DMF em 2016 pra compartilhar algumas ideias, e de lá pra cá aprendi muito e me apaixono cada vez mais pelo que faço! Me siga no Instagram @katiamalagodi pra acompanhar mais dicas e conhecer um pouco da minha rotina sem rotina, e siga o @docemaldadefeminina também pra acompanhar dicas exclusivas do Insta! Te encontro por lá!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.
Este site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. para continuar navegando, clique em OK. Saiba mais em Política de Privacidade.OkNoPolítica de Privacidade