Olá menine! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre um assunto que tem a ver com moda, beleza, veganismo, e que gera muitas dúvidas para quem está começando na transição para o veganismo, ou mesmo para quem se interessa pelo estilo de vida vegano e tem interesse em começar nesta caminhada. Hoje vamos falar um pouco sobre o que fazer com as suas coisas quando você decide optar pelo veganismo! E antes de prosseguir, quero chamar a sua atenção para algo muito importante: mesmo que você não seja vegan, você pode fazer escolhas melhores para os animais – pra saber como é só clicar aqui!
O que é veganismo?
O veganismo, segundo a definição da Vegan Society, é “um modo de viver que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo.”
Na prática, o que isso quer dizer?
Quando falamos em excluir na medida do possível e do praticável todas as formas de crueldade e exploração contra os animais, imagine que estamos falando de absolutamente tudo à nossa volta. Quando você entrar em um supermercado ou em uma farmácia, por exemplo, imagine que absolutamente todos os tipos de produtos que você puder ver, podem (não deveriam) ter sido testados em animais, ou conter ingredientes de origem animal, sem NENHUMA necessidade.
Muito além da alimentação, os animais são cruelmente explorados para fins cosméticos (produtos testados em animais, ingredientes de origem animal), moda (peles de animais, seda, lã), estéticos (testes em animais, ingredientes de origem animal), entretenimento (circos, rodeios, vaquejadas, rinhas de animais, zoológicos, aquários e parques aquáticos, atrações turísticas), comércio de animais (canis, contrabando de animais exóticos), esportes que não deveriam ser chamados de esporte (hipismo), e outras formas de exploração animal, como usar animais para transporte, manter animais em cativeiro com a desculpa absurda de “cuidar do local”, deixar animais amarrados ou sem alimentos, dormindo na chuva, no sol, etc… E o propósito do veganismo é excluir todas as formas de exploração animal, incluindo, obviamente, nossas roupas, sapatos, maquiagens, bebidas e alimentos, produtos de limpeza, e tudo o mais que você imaginar.
O que faço com as coisas que tenho desde antes do veganismo?
Pra muitas pessoas, quando começa a praticar um estilo de vida vegano, vegetariano, essa parece ser uma pergunta com uma resposta difícil. Afinal, quase tudo o que a gente acreditava servir antes, não serve mais. Além disso, usar certos objetos, produtos, ou roupas, pode se tornar uma verdadeira tortura: uma jaqueta de couro vai te lembrar, o tempo todo, que aquela pele é de um animal. Mas será que é necessário ou melhor se desfazer de tudo e comprar tudo novo de novo?
A resposta pra isso, na minha opinião é: depende. Depende do que é, de como você vai descartar esses objetos, de como você vai substituí-los, de quanto financeiramente você pode dispor pra comprar tudo novo, e claro, de como você se sente com relação a isso. Além disso,sempre é importante lembrar: quando você descarta um produto, você vai precisar de outro pra colocar no lugar, e esse outro produto, tanto na sua produção quanto no seu transporte, vai usar recursos naturais, vai gerar uma pegada de poluição, vai gerar resíduos e lixo, então será que vale mesmo a pena ou é mesmo necessário fazer essa troca? Ou não seria melhor usar até o final e não comprar mais? Porque, afinal de contas, veganismo é também cuidar do meio ambiente.
Mas, como esse post é pra gente abrir esse diálogo sobre o assunto e também pra te ajudar, vou te dar algumas sugestões do que você pode fazer. Bora lá:
- Maquiagens: produtos de maquiagem são itens de uso pessoal, então não é o tipo de coisa que eu recomendaria você passar adiante. Claro que existem casos e casos, então dependendo da validade do produto, do tipo de produto (por exemplo: base, corretivo, primer ou spray fixador de maquiagem são itens mais fáceis de doar), e da pessoa que vai receber os produtos, você pode doar os itens de make que não quiser mais usar.
- Cosméticos: itens de skincare podem seguir essa mesma lógica usada para itens de maquiagem, ou seja, se o produto é compartilhável ou não, validade, uso…
- Roupas: é uma peça de roupa que você gosta? Faz sentido pra você ainda manter essa peça? Você se sente ok em usar? E mais importante: se você descartar vai precisar comprar outra para substituir? Se a resposta a essas perguntas for “sim”, então talvez seja melhor você considerar usar a peça “até o final”. Mas se você se sentir desconfortável em usar, vale a pena fazer uma doação, talvez vender a peça (se estiver em bom estado, óbvio), e na hora de substituir, dar preferência a peças produzidas de forma consciente ou sustentável, ou comprar em brechós (no Instagram tem um post todinho com dicas de brechós incríveis, e você pode conferir clicando aqui! Ah: segue lá também pra acompanhar as dicas, hein.)
- Sapatos: para os sapatos, aplicamos a mesma lógica usada para as roupas: primeiro vamos ver se faz sentido. E para você conhecer novas opções, aqui tem um post inteiro com marcas para todos os tipos de sapatos, estilos e ocasiões, todos de marcas totalmente veganas, então já sabe né, clica aí no link!
- Produtos de limpeza: quando falamos em produtos de limpeza, você pode optar por usar até o final, ou doar seus produtos para ONGs, principalmente as ONGs de proteção animal, que sempre precisam de muitos tipos de doações, e os produtos de limpeza são produtos extremamente necessários pra manter os abrigos em ordem. Inclusive, neste link aqui eu te conto mais sobre o trabalho de ONGs de proteção animal, formas de ajudar, e tem uma lista de ONgs que você pode conhecer e ajudar.
E estas são algumas sugestões pessoais, mas se você tiver alguma dica legal pra compartilhar comigo e com a galera que lê o DMF também, por favor, conta pra gente nos comentários! Espero que te ajuda a fazer as melhores escolhas 😉
__