Hábitos de Consumo

Novas tendências de moda, maquiagem, cabelos, tecnologia, decoração. O mundo moderno, o capitalismo atual e sua máquina de fazer dinheiro que nunca para de trabalhar, estão sempre nos bombardeando com novidades que oferecem, em troca do nosso dinheiro, resolver todos os nossos problemas: sejam eles práticos ou problemas do nosso próprio ego, da nossa auto-estima.

Quando você entra em uma loja e compra um casaco por dois mil reais, será que o casaco de duzentos não cumpriria a mesma função com a mesma eficácia? E pensando bem, quando você compra um casado de dois mil reais, será que você precisa mesmo dele, ou será que você acha que precisa? Seguindo esse mesmo questionamento, será que todos os casacos de duzentos reais que você tem, que estão parados no seu closet há meses, talvez mais de ano sem serem usados, você precisava deles quando comprou ou achava que precisava?

Você PRECISA de tudo o que você tem?

Quantos itens de maquiagem você tem hoje que comprou há mais de um ano? Seis meses? Você sabia que eles tem validade? Não adianta comprar uma infinidade só porque é de um tom a mais ou a menos que o outro, porque você pode não ter tempo de usar antes de ter que jogar fora, e na maioria das vezes, ninguém vai notar a diferença, muitas vezes nem você.
E calma, eu não quero te convencer a não comprar as coisas que gosta, não quero te convencer que você está gastando seu dinheiro à toa (embora pode ser que esteja) e muito menos quero dizer o que você pode ou não comprar. Eu quero dizer que você pode sim consumir, mas quero que primeiramente, você esteja ciente do seu consumo. Veja porquê:
  • O Brasil é o 4º maior PRODUTOR DE LIXO DO MUNDO
  • Brasil produz 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico por ano
  • Cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana
  • Somente 145.043 toneladas de lixo plástico são recicladas
  • 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular
  • 7,7 milhões de toneladas ficam em aterros sanitários
  • Mais de 1 milhão de toneladas não é recolhida no país
  • A fabricação de UMA ÚNICA CALÇA JEANS chega a gastar até 10 MIL LITROS DE ÁGUA.

 

O processo de produção de qualquer coisa que compramos, seja para vestuário, alimentação, cosméticos, eletrônicos, tudo usa de recursos naturais e produz lixo, e normalmente não nos atentamos a isso. E na maioria das vezes o que nos motiva a comprar é o desejo, e não a necessidade.
Para quem trabalha com internet, e principalmente, quem consome conteúdo da internet, precisa sempre estar atento a isso. Ou seja, nós nos acostumamos a ver as blogueiras, atrizes e modelos mais famosas com closets repletos de roupas, sapatos, acessórios, penteadeiras gigantescas com centenas de produtos, que na maioria das vezes são muito parecidos, iguais, ou têm o mesmo efeito e a mesma função. E o que acontece com muitas meninas, é o desejo de ter tudo aquilo, igual e na mesma quantidade. Só que a blogueira, a atriz ou modelo trabalha com isso, então a realidade dela não é igual a de muitas pessoas, que na maioria das vezes são justamente as suas seguidoras.
Quando falamos em consumo consciente, estamos falando da quantidade, qualidade, necessidade e utilidade da nossa compra. Não há como fugir da necessidade de comprar, mas é essencial para nós – e para o planeta – que saibamos fazer escolhas sensatas e úteis, porque além de pesar no bolso, nossas escolhas geram uma reação em cadeia, e o que o mundo moderno faz é criar a ilusão de que uma bolsa daquela marca vai nos fazer mais felizes, de que o batom daquela marca vai nos fazer mais bonitas, de que a roupa daquela marca vai nos deixar com o corpo que sempre sonhamos, e que aquele celular daquela marca vai nos trazer um status melhor. Tudo isso são motivações superficiais, a nossa essência não está no que temos, no que vestimos, no celular que usamos pra tirar selfie. Nós estamos inteiros dentro de quem somos, e tudo é supérfluo quando a gente consegue entender que nosso valor vai muito além do preço e da quantidade de coisas.
__

Fontes:

Consumo de água na produção industrial:
Produção de lixo no Brasil:
__

 

  Quem sou eu?
 
Criadora do DMF, publicitária, modelo, vegetariana, apaixonada por moda sem regras, beleza sem crueldade, livros e música. Criei o blog DMF em 2016 pra compartilhar algumas ideias, e de lá pra cá aprendi muito e me apaixono cada vez mais pelo que faço! Me siga no Instagram @katiamalagodi pra acompanhar mais dicas e conhecer um pouco da minha rotina sem rotina, e siga o @docemaldadefeminina também pra acompanhar dicas exclusivas do Insta! Te encontro por lá!
error: Conteúdo Protegido!!