Como cuidar dos cachos no inverno?

Olá menine, tudo bem? O frio já se instalou por aí? Porque por aqui ainda é outono mas já parece inverno! E claro, com a mudança no clima, as nossas madeixas precisam de cuidados maiores. O tempo seco, frio, água quente, vento, tudo isso reflete na saúde dos nossos fios, principalmente para quem tem cabelos cacheados ou crespos. Além disso, você já deve ter lido e escutado incontáveis vezes que os cabelos cacheados e crespos recebem menos oleosidade natural nas pontas e comprimento dos fios devido à curvatura, né? E aí o que pode acontecer muitas vezes? Fios com aspecto mais ressecado, pontas duplas, sem brilho, que muitas vezes fazem a gente pensar que o único remédio é cortar. E claro que o corte em dia é importantíssimo, mas é possível manter os cabelos crespos e cacheados hidratados, brilhosos e lindos no inverno sem precisar recorrer à tesoura. Por isso, hoje vamos falar aqui sobre alguns cuidados simples que fazem toda a diferença na hora de cuidar das madeixas encaracoladas. Bora conferir?

Fazer um cronograma capilar

Acredite: ter um cronograma capilar faz TODA a diferença pra saúde dos fios! E mesmo que você tenha uma rotina mais corrida, é possível encontrar produtos que tratam os cabelos em cinco ou até apenas três minutos, revezando entre hidratação, nutrição e reconstrução, de acordo com a necessidade dos seus fios. Aqui no site tem um post inteiro explicando melhor como organizar o seu cronograma capilar de acordo com as suas necessidades, que eu tenho certeza que vai te ajudar muito, pra conferir é só clicar aqui!

Usar um pré-shampoo

O pré-shampoo (ou pré-poo) pode fazer toda a diferença nos dias em que você sente os cabelos um pouco mais ressecados, mas precisa fazer a lavagem. Existem produtos específicos pra isso, mas eu recomendo que você use um produto multifuncional pela sua praticidade. A Skala Cosméticos tem muitos potões de creme que podem ser usados no pré-poo e clicando no lik você confere vários deles aqui no site também, mas o que eu mais gosto de usar nesse caso é o famoso amarelinho da Yamasterol, que serve pra muuuuuitos tipos de tratamento dos fios, é ótimo, baratinho e também é vegano, e você encontra em qualquer farmácia ou mercado 😉

 

Não lavar os cabelos com água quente – ou muito quente

Sim, eu sei que esta tarefa pode ser super difícil nos dias mais frios, mas a água quente é um terror para a saúde dos fios – e da pele também – porque retira a oleosidade natural que protege a pele, os cabelos, o couro cabeludo, e resulta em ressecamento. Eu particularmente não gosto de tomar banhos muito quentes, mas minha dica pra quem acha difícil resistir é: lave os cabelos antes do banho para evitar usar água muito quente!

Cuidado com o secador de cabelos

Da mesma forma que a água quente resseca os fios e o couro cabeludo, o secador muito quente pode fazer a mesma coisa, além de mudar a estrutura do cacho no momento da secagem. Desta forma, é importante prestar atenção à temperatura do secador e apostar em produtos que ajudam a definir e proteger os fios, como um creme pra pentear ou ativador de cachos com proteção térmica. Dica extra: após a secagem dos fios, use o jato de ar frio para selar as cutículas dos fios e dar mais brilho.

Usar os produtos certos para seu tipo de cabelo, uso e ocasião

Já que falamos em proteção térmica para os fios, é importante ressaltar que os produtos certos para cada tipo de curvatura faz toda a diferença, pois ele vai conter os componentes necessários para, além de definir e manter a definição, hidratar e tratar os fios de acordo com sua necessidade. Pra te ajudar nisso também, aqui no site tem uma página inteira só falando sobre dicas e resenhas de produtos e cuidados com os cabelos, é só clicar aqui!

Não secar os cabelos com toalha

Essa é uma dica que eu ouvi uma vez só e que vale ouro! As fibras da toalha podem ressecar os fios porque abrem as cutículas, causando frizz e pontas indisciplinadas. Dê preferência a uma camiseta de algodão lisa, por exemplo, ou uma fronha, em todas as ocasiões que for secar os cabelos. Acredite: uma única vez que você usar essa técnica vai perceber muita diferença no resultado final.

Durma com uma touca de cetim (sintético, óbvio!)

Dormir com uma touca – ou fronha – de cetim ou algum outro tecido sintético suave ajuda muito pra que os fios não percam água na fricção com o tecido, e o resultado é um day after muito mais natural e mais bonito. Eu particularmente não gosto de dormir com os cabelos soltos, seja dentro ou fora de touca, então uso sempre um lenço de cetim (sintético sempre) pra prender os cabelos SUAVEMENTE na hora de dormir, e acredite, depois que comecei a fazer isso meu day after é muito mais tranquilo.

Fazer umectação nos fios

Um dos tratamentos que eu amo e que sempre salva meus fios é a umectação! É um procedimento simples que devolve água para os cabelos, e o resultado é divino: fios mais soltos, brilhosos, diminui o frizz, sela as cutículas. Eu gosto muito de usar óleo de coco, e principalmente, óleo de amêndoas para fazer a umectação, e clicando aqui e aqui você confere os benefícios do tratamento com ambos.

E estas foram algumas dicas de cuidados que eu tenho com meus cabelos desde que iniciei minha transição capilar, lá pra meados de 2017, e que mantenho até hoje. Agora eu quero saber de você: qual é a sua maior dica pra cuidar dos cachos ou crespos nessa época do ano? Me conta aqui nos comentários!

__

Quem sou eu?
Oi! Eu sou Kátia Malagodi, criadora do DMF, publicitária, modelo, vegana, apaixonada por moda sem regras, beleza sem crueldade, livros e música. Criei o DMF em 2016 pra compartilhar algumas ideias, e de lá pra cá aprendi muito e me apaixono cada vez mais pelo que faço! Me siga no Instagram @katiamalagodi pra acompanhar mais dicas e conhecer um pouco da minha rotina sem rotina, e siga o @docemaldadefeminina também pra acompanhar dicas exclusivas do Insta! Te encontro por lá!

 

error: Conteúdo Protegido!!